Francisco de Assis

Francesco di Pietro Bernardone, ou Francisco de Assis (nascido em Assis, Itália, a 5 de julho de 1182 e desencarnado em 3 de outubro de 1226, na mesma Assis), é considerado um "santo universal" pelo fato de ser reconhecido como protetor da natureza em geral, mais especificamente dos animais. Viveu uma juventude mundana e, aos 23 anos, depois de ser prisioneiro em Peruggia, cidade com a qual Assis estabeleceu uma breve guerra, passou a buscar profundamente a vida espiritual, tendo por objetivo imitar a Jesus‑Cristo.

Por esse motivo, abandonou todas as riquezas que o seu pai, Pietro Bernardone, queria lhe deixar como herança, passando a dedicar-se aos votos de renúncias prometidos a si mesmo e, mais tarde, propagados para a Ordem do Frades Menores, a qual fundou. Francisco notabilizou-se por ser um asceta medieval e, sobretudo, um ser humano radicalmente dedicado ao aperfeiçoamento espiritual, do qual se constituiu em um dos paradigmas de todos os tempos da história ocidental, sem qualquer dúvida.

O exemplo de Francisco logo se espalhou por toda a Europa e a sua Ordem adquiriu adeptos de todas as classes sociais, notadamente entre os nobres da maioria das regiões européias. Com isso, a Pobreza, a Castidade e a Obediência, seus votos particulares e depois colocados como regulamento da Ordem, foram sendo paulatinamente abrandados, pois, os jovens ricos não se adequavam a esta filosofia espiritual do fundador.

Em função disso, Francisco viveu seus últimos anos mergulhado em profunda dor moral pelo que considerava a sua falha em viver e fazer seus seguidores viverem o Evangelho do Cristo-Jesus em toda a sua pureza. Em certo momento, como resposta às suas angústias, o Arcanjo Miguel lhe impôs as chagas de Cristo como uma afirmação da sua identidade ao Senhor, tão desejada.

Francisco de Assis é uma inspiração para o NEFA - Núcleo Espírita Francisco de Assis, como um luzeiro a iluminar os caminhos mais genuínos da busca espiritual que a Doutrina dos Espíritos propõe como coroamento do seu aspecto religioso, consolidado em "O Evangelho Segundo o Espiritismo".